Turismo de Base Comunitária

um estudo a partir dos potenciais da Vila Nova de Teotônio em Porto Velho Rondônia

  • Marcelo Augusto Mendes BARBOSA Centro Universitário São Lucas

Resumo

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é baseado na premissa de que o turismo rural desempenha um papel altamente positivo, beneficiando diretamente as comunidades locais de maneira ativa com práticas de planejamento, execução e de monitoramento das atividades, as quais geram renda complementar, inclusão e desenvolvimento social aos moradores de localidades potencialmente reconhecidas como de formação regional, artística e cultural. A pesquisa foi de cunho qualitativa, o qual realizou-se por meio de levantamento, registrando imagens que contribuíram para os resultados, discussões, análises e conclusões. Trata-se de uma pesquisa particularizada, em que se indicará os potenciais para aplicação de práticas do TBC na Vila Nova de Teotônio (VNT). Além disso, o estudo se caracterizada como uma Pesquisa-Ação, por se tratar de um estudo social e empírico, realizado entre os anos de 2011 e 2013. As discussões são apresentadas por meio de descrições do pesquisador indicando que a VNT tem potencial para atender os critérios definidos nos editais do MTur, para caracterização de TBC. Conclui-se que os critérios definidos como parâmetro para que se caracterize a VNT como uma comunidade em TBC é perfeitamente passível de ser atingidos com possibilidade de pesos máximos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Administração- Centro Universitário São Lucas (2000- 2003) Pós Graduado: Especialização em Metodologia do Ensino - Centro Universitário São Lucas (2004-2005) Pós Graduado: Especialização em Gestão Empresarial Estratégica - EDUCON (2004-2006) Pós Graduado: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2009-2011). Servidor Público Estatutário - IPAM - Instituto de Previdência e Assistência Servidores de Porto Velho - RO (1991- ) Professor titular do Centro Universitário São Lucas (2005- ) Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário São Lucas (2013 - ). Graduado em Ciências Sociais - Universidade Metodista de São Paulo (2013- 2016) Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - DIÁLOGOS - Centro Universitário São Lucas Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Empresarial, Responsabilidade Social, Gestão da Informação, Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Publicado
2017-09-08
Como Citar
BARBOSA, Marcelo Augusto Mendes. Turismo de Base Comunitária. Revista Diálogos: Economia e Sociedade, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 158 - 172, set. 2017. ISSN 2594-4320. Disponível em: <http://dialogos.saolucas.edu.br/index.php/REDIAL/article/view/9>. Acesso em: 18 nov. 2018.