A importância da informação contábil para os gestores de micro e pequenas empresas de Porto Velho - RO e sua aplicabilidade na tomada de decisão

  • Rodrigo César Silva MOREIRA Centro Universitário São Lucas
  • Alvorino Solarin da SILVA JÚNIOR Centro Universitário São Lucas
  • Paulo Antônio Araújo da SILVA Centro Universitário São Lucas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o grau de importância que os usuários (empresários e/ou gestores) atribuem às informações contábeis na tomada de decisão estratégica ou operacional, identificar quais as informações contábeis mais utilizadas pelos gestores e em quais aspectos e contextos essas informações são utilizadas. Esse estudo está fundamentado em uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa com aplicação de entrevistas e formulários de pesquisa aos tomadores de decisão de 10 micro ou pequenas empresas de Porto Velho- RO. O resultado da pesquisa aponta que todos os gestores entendem a informação contábil como importante para a empresa, mas que essa importância atribuída não é confirmada na aplicabilidade prática que os gestores dão às informações. Essa aplicação inadequada das pode ser explicada pela falta de conhecimento dos gestores ou pela falta de identidade entre profissional contábil e a empresa. Propõe-se como tema de pesquisas futuras entender melhor a interface entre profissional contábil e empresa pra qual presta serviço, no sentido de entender se o pouco conhecimento dos micro e pequeno empreendedores está ligado à falta de interesse destes ou a falta de melhor divulgação da diversidade de produtos que os contadores podem oferecer.

Publicado
2017-09-08
Como Citar
MOREIRA, Rodrigo César Silva; SILVA JÚNIOR, Alvorino Solarin da; SILVA, Paulo Antônio Araújo da. A importância da informação contábil para os gestores de micro e pequenas empresas de Porto Velho - RO e sua aplicabilidade na tomada de decisão. Revista Diálogos: Economia e Sociedade, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 39 - 47, set. 2017. ISSN 2594-4320. Disponível em: <http://dialogos.saolucas.edu.br/index.php/REDIAL/article/view/7>. Acesso em: 20 ago. 2018.