EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E PODER

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E DISTINTAS PERCEPÇÕES ACERCA DO PROCESSO EDUCACIONAL NA CIDADE DE CAUCAIA-CE

  • Ledervan Vieira CAZÉ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos pressupostos educacionais e de como esses processos socializadores são utilizados como referência de um modelo de reconhecimento social que opera na lógica utilitarista. Em suma, a Educação (processo socializador/civilizador) sistematizada na ação pedagógica formal projetam, no sentido do mercado, toda matriz curricular que no desígnio atual e sob o dissimulado discurso da cidadania e do trabalho, tecem uma sociedade marcadamente desigual, hierarquizada e materialista. O respectivo artigo foi produzido como comunhão entre uma fundamentação teórica mais crítica e uma breve pesquisa de campo realizada em sete escolas no município de Caucaia, com professores e alunos da rede pública de ensino. Os autores elencados para a análise dialogam no universo da relação entre Educação e Sociedade e a pesquisa de campo, por sua vez, direcionou a conclusão para a ratificação daquilo que a base teórica evidencia como controle social “velado” no descaso com o currículo formal de ensino e com as práticas pedagógicas. A descrença na construção de um sujeito verdadeiramente cidadão constata a ineficiência de uma Educação autônoma e reflexiva no âmbito das Escolas analisadas o que, a meu ver, facilita a emergência de modelos de reconhecimento social de ação social mais danosa, destrutiva e meramente reprodutivista. Por fim e ainda que pareça conspiratório, a falta de significado real e o total esvaziamento de conteúdos que, em tese promoveriam prosperidade social, apenas produzem uma Educação tendenciosa e cooptada pelo paradigma vigente o que, por sua vez, reedita a Sociedade Capitalista.

Publicado
2018-12-07
Como Citar
CAZÉ, Ledervan Vieira. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E PODER. Revista Diálogos: Economia e Sociedade, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 46 - 62, dez. 2018. ISSN 2594-4320. Disponível em: <http://dialogos.saolucas.edu.br/index.php/REDIAL/article/view/45>. Acesso em: 23 ago. 2019.